Ola, amigo conheça o projeto Xec, inscreva-se a participe!

agurdamos sua inscrição...

atenciosamente Projeto xec

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ola, amigo conheça o projeto Xec, inscreva-se a participe!

agurdamos sua inscrição...

atenciosamente Projeto xec
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja bem-vindo ao fórum de Xadrez!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

‘Quero viver do xadrez’, diz estudante que representará o Brasil em mundial

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Joaoag

Joaoag
Administrador

Hugo Caetano é paranaense e se prepara para competição na Rússia.
Aluno de Ciências Contábeis tem 20 anos e começou a jogar aos seis.
‘Quero viver do xadrez’, diz estudante que representará o Brasil em mundial Hugoxadrez11
O paranaense Hugo Zanotti Mendonça Caetano, de 20 anos, é um dos quatro integrantes da delegação brasileira de xadrez que representará o país em competição mundial que será realizada na Rússia, em julho. A Universíade é o segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas, e prevê a participação de 10,5 mil atletas em 27 modalidades. “Fico envolvido com o xadrez de quatro a seis horas por dia. Quero viver do xadrez”, diz Hugo, que é acadêmico do curso de Ciências Contábeis.

“A maior emoção é representar o Brasil podendo divulgar o xadrez, esporte que pratico desde criança”, conta Hugo, que também diz estar na expectativa para enfrentar enxadristas que ele admira. A influência veio do pai, Pedro Caetano, árbitro internacional e vice-presidente da Federação de Xadrez do Paraná. “Via meu pai jogando e pedi para ele me ensinar, quando tinha cinco anos. Um ano depois estava jogando com ele e aos 7 anos já competia. Hoje, além de competir, sou bolsista e dou aulas para crianças. Por semana são cerca de 50 alunos iniciando no esporte.”

Ao xadrez, o acadêmico iguaçuense atribui a organização, o raciocínio lógico aguçado e a facilidade de concentração e de tomar decisões precisas em pouco tempo, além da oportunidade de viajar constantemente. “Se não tivesse me envolvido tanto com o xadrez, talvez fosse uma pessoa diferente. Não sei se melhor ou pior. Mas, gosto das oportunidades que ele me proporciona”, aponta, ao destacar que, apesar da paixão, também adora futebol. O próximo passo, adianta, será morar na Europa, onde o número de competições e o nível dos jogadores é maior.

“Não dá para ficar o dia inteiro praticando ou estudando xadrez. Um bom preparo físico é fundamental também. Uma partida normal passa de duas horas em média. A partida mais longa que disputei foi de cinco horas e meia. E, em uma competição, tem disputa todos os dias”, explica. Nos dias que antecedem as partidas, Caetano procura dormir e se alimentar bem, e, ao contrário de outras modalidades, intensifica os treinos. “É preciso ter na cabeça o maior número de estratégias possíveis.”

O iguaçuense conseguiu a vaga para o mundial na Rússia ao ficar em segundo lugar na Liga Desportiva Universitária. Além dele, o campeão, Vinícius Tiné, de Pernambuco e outras duas atletas, de São Paulo e do Mato Grosso, têm como objetivo melhorar as marcas e o desempenho do Brasil na modalidade. A meta de Caetano é se aproximar o máximo da marca de 2,3 mil pontos no ranking internacional, o que pode lhe garantir o título de mestre em xadrez - atualmente, Hugo soma 2.152 pontos.

A evolução como enxadrista é reconhecida por meio destes títulos. De amadores, os atletas passam a candidatos a mestre (2,2 mil pontos), depois a mestre, em seguida a mestre internacional, quando acumulam 2,4 mil pontos, até alcançarem o maior reconhecimento, como grande mestre, com mais de 2,5 mil pontos. Na prática, comenta, isso representa o auge da carreira e a admiração dos adversários. “É onde todo enxadrista que deseja viver do esporte quer chegar.”


“A maior emoção é representar o Brasil podendo divulgar o xadrez e poder enfrentar enxadristas que admiro."
Hugo Caetano, paranaense classificado para a Universíade

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos