Ola, amigo conheça o projeto Xec, inscreva-se a participe!

agurdamos sua inscrição...

atenciosamente Projeto xec

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ola, amigo conheça o projeto Xec, inscreva-se a participe!

agurdamos sua inscrição...

atenciosamente Projeto xec
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja bem-vindo ao fórum de Xadrez!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Os 10 Mandamentos do Xadrez

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Os 10 Mandamentos do Xadrez Empty Os 10 Mandamentos do Xadrez Qui Set 11, 2014 4:56 pm

Joaoag

Joaoag
Administrador

Aqui vou resumir as principais estratégias e táticas que permitem que o enxadrista evolua do nível básico ao avançado rapidamente. Levei cerca de 2 anos para reunir e resumir de forma simples, prática e direta esses conceitos… Espero que ajude vocês a economizar tempo!!


1 Rainha e Torres

EVITE tirar a rainha muito cedo: se ela for atacada você vai ter que protegê-la, recuando ou interpondo outra peça, o que não estava nos seus planos e dará vantagem ao adversário.

Tente “dobrar as torres” (colocá-las na mesma fila ou coluna) e colocá-las na penúltima fila. Isso lhe dará um grande poder, pois restringirá os movimentos do rei adversário.

Procure controlar as colunas abertas (colunas que não têm peões, mas podem ter peças) e as semi-abertas (colunas com peões adversários) com as torres, evitando deixá-las atrás das colunas fechadas (colunas com seus próprios peões).

Se você ajudar as torres com a rainha (e vice-versa) você terá um poder de ataque e defesa incríveis, principalmente se estiver mais próximo do centro (mas tenha cuidado para não perder a rainha nem limitar demais seus movimentos).


2 Peões

No final do jogo os peões são MUITO IMPORTANTES, pois se eles atravessarem todo o tabuleiro poderão se transformar em uma RAINHA!!! Eles também formam a “espinha dorsal” da estratégia, portanto não os menospreze, nem desperdice.

Evite deixar um peão na frente de outro (chamado de “peão dobrado”), pois o peão que está atrás não poderá defender o que está na frente, além de o peão da frente impedir o movimento do peão de trás e ainda criar um “buraco” na coluna de onde saiu. As fraquezas dos peões são eternas, pois eles não podem sair dessa situação sozinhos.

Sempre que você tiver que escolher um de seus peões para capturar alguém, dê preferência para capturar de um modo que o seu peão se aproxime mais do centro do tabuleiro.

Se em alguma ocasião você não souber qual peça mover, observe os seus peões. Geralmente você poderá adiantar algum deles com a intenção de formar mais uma rainha, controlar o centro, ameaçar uma peça adversária, ou prevenir-se contra um possível ataque.


3 Bloqueio

Trave as peças do seu adversário.

Por exemplo: Se você ameaçar o rei adversário (xeque) com um bispo, e um cavalo se colocar no caminho para salvar o rei, então o cavalo estará “travado”, pois não poderá se mover (isso colocaria o rei em xeque, o que é proibido).

Com isso você pode até impedir todos os movimentos do adversário (o que deve ser feito com cautela, já que isso pode resultar em empate por afogamento…).

4 Bispos, cavalos e valor relativo das peças

Lembre-se sempre do valor das peças: peão=1, cavalo=3, bispo=4, torre=5, rainha=9 (o rei tem um valor infinito, pois vale a partida). Mas o cavalo e o bispo podem inverter seus valores (bispo=3, cavalo=4) caso o jogo esteja “fechado” (centro lotado), pois os bispos terão dificuldades de caminhar pelo tabuleiro e as grandes diagonais estarão ocupadas; mas os cavalos poderão pular sobre as peças, tendo maior mobilidade e eficiência. Deixe seus bispos e peões em casas de cores contrárias para que os bispos continuem livres e ativos.

5 A Técnica “XCA”

Em cada jogada, pense “XCA” (Xeque, Captura, Ameaça):

Xeque: Pense em um jeito de dar xeque no seu adversário, desde que você esteja protegido e, se possível, que não seja um “xeque inútil” (fácil de defender – com um peão, por exemplo). Isso força o adversário a fazer um movimento que ele não queria fazer, pois precisará proteger o rei.

Captura: Procure EM TODO O TABULEIRO se há alguma peça que você pode CAPTURAR, desde que você não saia no prejuízo (não adianta capturar um cavalo se você perder a rainha…). Por isso é importante conseguir “pensar adiante”: Quanto mais adiante você conseguir prever os movimentos, melhor você vai jogar. Não ataque sem antes proteger sua peça, ou você pode perdê-la.

Ameaça: ESTA É A MELHOR ARMA NO XADREZ! Tente atacar mais de uma peça ao mesmo tempo. Isso é particularmente ótimo se o rei for uma das peças ameaçadas, pois para salvar o rei (o que é obrigatório para sair do xeque), o adversário perderá a outra peça.

Os cavalos são perfeitos para isso: se você conseguir ameaçar o rei e a rainha ao mesmo tempo com o cavalo, você COM CERTEZA ganhará a rainha (a menos que o cavalo possa ser capturado).

A ameaça também é muito conhecida como “forca” ou “enforcar”.

6 A Técnica “DCS”

Durante a abertura (o começo) pense sempre “DCS” (Desenvolver, Controlar, Salvar):

Desenvolver: desenvolva suas peças (peões, cavalos, bispos, torres, rainha – NESSA ORDEM, sempre que possível). Na maioria das vezes é suficiente desenvolver apenas dois ou três peões durante a abertura. EVITE AO MÁXIMO mover a mesma peça mais de uma vez na abertura.

Controlar: ao desenvolver as peças, procure colocá-las o mais próximo possível do CENTRO. Uma peça que está no centro tem mais capacidade de se mover, e domina mais casas. Por exemplo: um cavalo que está num canto só tem 2 movimentos, mas se estiver no centro ele terá 8.

Salvar: MANTENHA SEU REI SEMPRE A SALVO! Faça o ROQUE o mais cedo possível (o pequeno é mais seguro). Isso cria uma barreira em torno do rei (com três peões à frente e uma torre do lado) que ajuda bastante na proteção. Mas tenha cuidado: o roque pode ser uma faca de dois gumes, pois o rei fica isolado, quase sem movimentos. Procure bloquear o roque do adversário controlando alguma casa que esteja no meio do caminho do roque; ou, melhor ainda: force o rei adversário a se mover: isso elimina a possibilidade dos dois roques de uma só vez, pelo resto da partida!


7 A Técnica “OCM”

Acostume-se a usar a seqüência “OCM” (Olhos, Cérebro, Mão) durante todo o jogo:

PRIMEIRO use seus Olhos para observar TODO O TABULEIRO, mesmo que certas peças não pareçam importantes no momento (isso sempre ajuda a pensar adiante).

DEPOIS você usa seu Cérebro para pensar em QUAL É A MELHOR JOGADA. E quando você achar uma jogada boa, PROCURE UMA QUE SEJA MELHOR AINDA! Você vai se surpreender…

POR ÚLTIMO você usa sua Mão para realizar a jogada. Lembre-se que (numa partida oficial) peça tocada precisa ser movida.


8 Previsão

PREVEJA os movimentos do adversário. A cada jogada, pense em:

“Por que ele fez esse movimento?”;

“Quais peças ele liberou ou travou?” (suas e dele);

“Ele está atacando alguma das minhas peças?”;

“Ele está atacando agora, ou está se preparando para atacar depois?”;

“O que eu faria se estivesse no lugar dele?”.

Observação: O primeiro e o último pensamentos são os mais importantes.

SEMPRE espere que o seu adversário faça o melhor movimento possível! Assim você estará preparado para um contra-ataque.

9 Rei e Xeque-Mate

O objetivo do jogo é o XEQUE-MATE. Então, se você conseguir encontrar um modo de fazê-lo mesmo que precise (por exemplo) sacrificar a rainha, FAÇA ISSO!!! Não há comparação entre a rainha e o rei, pois o rei vale tudo. Nos finais de partida, procure sempre CENTRALIZAR o seu rei, o que dará mais mobilidade a ele, ficando menos vulnerável e muito mais ativo, podendo ajudar outras peças (geralmente ajuda os peões a serem promovidos).

10 Criatividade e prática

Última dica, que diferencia campeões de amadores: TODA REGRA TEM SUA EXCEÇÃO! (inclusive esta!). Se você conseguir achar modos de fugir às regras e levar vantagem, você conquistará um alto grau de habilidade no xadrez, pois você passará a ser CRIATIVO. É só ter bom senso.

Pesquise mais na Internet (aprendi tudo nela, e resumi só o melhor aqui) e nos livros (existem mais livros sobre xadrez do que sobre qualquer outro esporte). Você encontrará várias técnicas diferentes sobre aberturas, meios do jogo, finais, estratégias e armadilhas muito interessantes.


Para maiores detalhes sobre as regras oficiais procure a FIDE em www.fide.com.

cheers cheers

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos